Diretores convergem para tema central e concordam também com a maioria dos assuntos propostos para serem debatidos em palestras. Nomes de convidados e conferencistas já estão em estudo.
Felipe Assis - FESEMPRE
09/06/2014 • 14:39
09/06/2014 • 14:39
O eixo central do 10º Congresso Interestadual FESEMPRE já está definido. Conjuntamente, diretores e coordenadores regionais da Federação decidiram que Transparência e Controle Social na Administração Pública serão a espinha dorsal da qual temas de debate serão extraídos.
Para o presidente da FESEMPRE, Aldo Liberato, o tema se justifica no fato de que o país vem amadurecendo, nos últimos anos, para implantar de fato uma democracia participativa, como mostram as ondas de manifestações de descontentamento recentes, sejam classistas ou populares.
"Pode ser que o título do evento ainda seja remanejado, mas não vamos fugir desse enquadramento. Temos um ano de eleição e, mais do que nunca, a população, o cidadão em geral, nele incluso o servidor público, precisa estar inserido adequadamente nesse contexto".
Programação enxuta
Ivan Marques, dir. da FESEMPRE que tem uma loja de material esportivo, promoveu o sorteio de uma camisa da seleção, cujo ganhador foi Silvério, ass. educacional.
A ideia para 2014 é promover um evento que privilegie o diálogo e a troca de experiências e informações entre os participantes. Para isso, a diretoria da FESEMPRE arquitetou uma programação enxuta para o Congresso, que aborde o temário de forma objetiva e propicie tem suficiente para discussões.
Serão oito palestras, cobrindo todo o evento, de sua abertura ao encerramento. Além disso, uma estratégia para restringir o campo de discussão será o contato, via email, com os conferencistas antes mesmo do evento.
"Como os assuntos não podem ser esgotados, é preciso delinear o universo em que será abordado. Muitas vezes a palestra tomou um rumo diverso daquele que almejávamos", explica Áurea Izidora, vice-presidente da FESEMPRE.
Temas de palestra
Claudio Ortiz, do SINSERV de Conquista/BA, foi homenageado pela FESEMPRE. Ele será candidato a dep. estadual na Bahia.
A assessoria sindical, juntamente com a comunicação da FESEMPRE, estudou previamente, em reunião, assuntos que poderiam ser explorados no Congresso vindouro. Estes foram apresentados aos diretores, que, democraticamente, aprimoraram as ideias iniciais.
Silvério com Denílson Martins (SINDIPOL-MG) e Keifferson Pedrosa (SINDISISEMG), que representaram os sindicatos estaduais da base da FESEMPRE. Denílson será candidato a deputado em MG.
As palestras foram definidas como segue: Transparência Governamental: Acesso à Informação como Instrumento Estratégico para a Ação Político-Sindical (foco provável em Previdência Social, como sugerido pelo advogado dr. Cosme, do SINSERV de Conquista/BA e região) ; Políticas de Gênero e Raça: Movimento Sindical na Defesa das Mulheres e Minorias (como sugerido por Keifferson Pedrosa, pres. do SINDSISEMG-MG).
Ainda: Criminalização dos Movimentos Sociais; Interferência do Estado no Movimento Sindical; Eleições 2014: Seus Reflexos, Contexto Social e Participação Sindical; Orçamento Geral da União e Seus Impactos Sociais (sugestão de Afonso Januário, secretário do SINDICON - Congonhas/MG); Gestão de Pessoal na Administração Pública (sugestão de Acácio Maciel, do SINSERV - Pompéu/MG); Piso Nacional dos Servidores Públicos (sugestão da delegação de Teófilo Otoni-MG).
A diretoria se empenha agora em buscar os especialistas certos para os assuntos, fechando a programação o mais rápido possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário