Sindicalistas planejam definir os temas que serão abordados no 8º Congresso Interestadual da Federação, que deve ser confirmado para agosto, no Sesc Venda Nova. Outros temas também estão na pauta, como a palestra “Transparência e Controle de Gastos”, a ser ministrada pelo assessor educacional Silvério do Prado.
No ano passado os sindicalistas trocaram experiências e ouviram atentos as orientações da FESEMPRE.
Nas próximas segunda e terça-feira, 7 e 8, os membros das diretorias executiva e regional, além dos coordenadores da Federação, esperam definir os assuntos a serem abordados no próximo congresso interestadual, tradicional evento promovido pela FESEMPRE no intuito de sua relação com as bases e fortalecer os laços de cooperação. Provavelmente o Congresso será nos dias 16, 17 e 18 de agosto.
Além disso, a reunião terá como objeto o plano de atuação para o biênio 2012/2013, orientações jurídicas e trabalhistas, como explica o presidente da FESEMPRE, Aldo Liberato. “O Afonso, nosso assessor sindical, vai tirar dúvidas acerca de processos em andamento no Ministério do Trabalho, e o Silvério, responsável pela área de Educação, vai passar alguns dos conhecimentos que obteve recentemente em um curso promovido pela Esaf (Escola de Administração Fazendária).
Questionado sobre o possível temário do evento, o presidente da FESEMPRE, Aldo Liberato, faz mistério. Mas, mesmo esquivo, adianta um provável assunto em pauta. “Neste ano teremos eleições municipais. O problema do relacionamento do sindicalista com o Poder se interpõe novamente. Um dos dilemas que decorrem disso é a questão dos comissionados. A concessão de postos de chefia a dirigentes sindicais pode ser boa, mas também pode enfraquecer o sindicalismo”.
Para a presidência, é preciso enxergar os dois lados da situação. O ideal é que não haja um alinhamento político do dirigente sindical com as prefeituras, sob pena de se atenuar o poder de combate e reivindicação. “Mas, por outro lado, não se pode condenar um servidor sindicalizado que ganha R$ 700 por mês e que de repente recebe proposta que quadruplicará seu salário. Ele tem que pensar na família", ponderou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário