placa

.........................

botoes

sábado, 2 de julho de 2011

‘Itamar Franco deixa saudade enorme’

02/07/2011 11h51 - Atualizado em 02/07/2011 11h53
‘Itamar Franco deixa saudade enorme’, diz Marco Maia
Presidente da Câmara lembrou ‘legado’ do ex-presidente da República.
Aos 81 anos, ex-presidente estava com pneumonia aguda e faleceu em SP.
Robson Bonin
O senador Itamar Franco (PPS-MG) fala no plenário
da Casa em Brasília em 15 de fevereiro de 2011.
(Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), lamentou neste sábado (2) a morte do senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) e lembrou o “legado” deixado pelo político mineiro.
“Recebi com muita tristeza essa notícia do seu falecimento. O nosso ex-presidente foi uma pessoa emblemática, um homem de posições muito firmes, sempre preocupado com as questões nacionais. Itamar Franco deixa saudade enorme para os que conviviam com ele”, disse Maia, durante entrevista à Globo News.
Maia lembrou a “animação” com que o ex-presidente assumiu mandato no Senado: “Ele estava muito animado, estava feliz com a nova função que ele estava assumindo no Senado Federal, participando ativamente dos debates do parlamento e demonstrava uma vitalidade enorme, sempre envolvido com grandes temas.”
O senador e ex-presidente da República morreu aos 81 anos neste sábado (2), em São Paulo. Itamar estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, desde o dia 21 de maio para tratar de uma leucemia. De acordo com os médicos, o ex-presidente reagiu bem ao tratamento da leucemia, mas desenvolveu uma pneumonia grave. Por conta disso, acabou sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ele passou o aniversário de 81 anos, completados em 28 de junho, na UTI do hospital.
Na sexta-feira (1º), boletim médico divulgado pelo hospital dizia que o estado de saúde de Itamar era grave e que o senador respirava com ajuda de aparelhos.
Biografia
Itamar Franco foi presidente da República entre 1992 e 1994, depois do impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello. Itamar foi também governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália.
Como presidente, implantou o Plano Real – o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda –, que estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abriu caminho para a criação de programas de transferência de renda.
A doença
Leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, parte do sistema de defesa do organismo, na medula óssea. A doença impede ou prejudica a formação de glóbulos vermelhos e brancos e de plaquetas, causando anemia e abrindo espaço para infecções e hemorragias.

Um comentário:

  1. Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), ex-presidente da República, e Dona Marisa Letícia, ex-primeira-dama
    "O senador e ex-presidente Itamar Franco foi um grande democrata, com uma vida pública dedicada ao Brasil. Mesmo nos momentos de divergência política mantivemos uma relação de profundo respeito e diálogo. Quando assumiu a presidência em um momento conturbado, em 1992, teve sabedoria para dialogar com toda a sociedade brasileira e ajudou o país a entrar em uma rota positiva na política,na economia e no social. No seu governo implementou o Plano Real, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) e engajou o governo federal no combate à fome, com o apoio a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, junto ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza. Nesse momento de tristeza, prestamos solidariedade aos seus familiares e amigos."

    ResponderExcluir