O Dia do Sindicalista é comemorado no dia 30 de abril de cada ano e foi instituído por lei, em março de 1996, após sanção do prefeito ao projeto de iniciativa do próprio vereador Custódio da Silva. “A idéia é homenagear os verdadeiros sindicalistas que diariamente labutam em favor dos trabalhadores, sejam empregados ou empregadores”, explicou o parlamentar.
Custódio ressaltou no discurso aos homenageados um pouco da história sindical do País. Lembrou o parlamentar que “as primeiras organizações surgiram para defender os direitos de trabalhadores que eram explorados não só por grupos econômicos, mas também pela falta de leis e interesse dos governos, que na época não exerciam a plenitude da democracia. Por sorte e empenho de todos, isto mudou, o avanço social trouxe a politização do cidadão, a educação proporcionou a luz do entendimento e as entidades sindicais e políticas têm liberdade para exercerem suas funções, que visam o benefício da sociedade em geral”.
A importância do sindicalismo como organização de proteção e fomento das classes trabalhadoras, que tem contribuído indiscutivelmente com o desenvolvimento econômico e social da população trabalhadora brasileira na defesa dos mais legítimos direitos dos trabalhadoresm, foi destacada.
Lula
“Hoje temos na Presidência da República um sindicalista oriundo da classe operária que traz como seu vice um empresário que se destacou no movimento sindical patronal. As maiores autoridades do Brasil são sindicalistas como nós”, afirmou o parlamentar, que ressaltou que a relação capital trabalho tem no sindicalismo um importante instrumento de mediação e entendimentos, fator indispensável para o bom relacionamento entre patrões e empregados na defesa dos interesses mútuos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário