placa

.........................

botoes

segunda-feira, 9 de maio de 2011

CURSO EM POMPÉU OBTÉM APROVAÇÃO DE SINDICALISTAS

Na retomada do projeto para qualificação de dirigentes sindicais da FESEMPRE, o módulo foi aplicado na Câmara Municipal. Os delegados participantes avaliaram conteúdos ministrados com critérios que vão de bom a ótimo.
Felipe Assis - FESEMPRE
09/05/2011 • 09:34




Equipe FESEMPRE e dirigentes sindicais exibem certificados que foram levados para suas cidades ao final do módulo.

“Em geral, os dirigentes sindicais foram receptivos aos conceitos passados, bem como demonstraram envolvimento com os problemas discutidos”. Esta é a avaliação de Afonso Donizeti, assessor sindical da FESEMPRE, em relação ao curso aplicado em Pompéu.

A aceitação foi demonstrada no pronunciamento das lideranças sindicais, como a do presidente do SINDSERV-Pompéu, Acácio Maciel, após três dias de intenso estudo, e na própria avaliação do curso, cuja votação, anônima, não registrou avaliações que saíssem do “bom” ou “ótimo”.

Participaram das atividades sindicalistas de Três Marias, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Abaeté e Nova Serrana, além da própria Pompéu e de um vereador da cidade.

Salto em qualidade

A retomada do projeto coincide com o retorno do assessor educacional, Silvério do Prado, as suas atividades normais na FESEMPRE. Ausente durante alguns meses, por questões particulares, Silvério teve papel imprescindível no salto qualitativo que os cursos de qualificação alcançaram, tornando-se referência nacional na área sindical.

Para Afonso, nada disso seria possível sem a dedicação empreendida por Silvério. “O professor provou mais uma vez a sua competência, ministrando o curso com brilhantismo junto a toda a equipe da Federação”, elogia.
Ele também ressaltou a atuação do assessor administrativo Alexandre Martins, que participou do empreendimento pela primeira vez, e foi enfático ao explicar o ideal maior almejado pela FESEMPRE com o projeto.

“Tudo foi transmitido dentro de uma visão técnica e didática pelo Alexandre. Nossa equipe está trabalhando de acordo com a evolução do sindicalismo no Brasil, onde ainda não se trabalhava a questão da formação sindical. Portanto, nosso projeto é pioneiro, mas não uma aventura. Estamos preparando o servidor, que muitas vezes desconhece seus direitos elementares, para se tornar formador de opinião, um agente de transformação consciente de seu papel como cidadão, em vez de apenas incutir nele conceitos de cunho político-ideológico, atrelando-o a uma determinada corrente”.

Novos conteúdos

Dentre os conteúdos novos modulares, encontram-se Orçamento Público (LDO, LOA, PPA), Direito de Greve do Servidor e Convenção 151 da OIT.

“Nosso objetivo foi inovar na abordagem, apresentando os desafios postos perante o movimento sindical. Buscamos estabelecer conexões. Por exemplo, se queremos que a Convenção 151 não caia no esquecimento ou se torne lei morta, precisamos estar atentos à Reforma Sindical, que não pode preterir a unicidade dentro do Sistema Confederativo”, pontua o assessor sindical.

No dia 15 de maio a delegação segue para aplicar o primeiro módulo do curso em Araxá, atendendo a uma reivindicação antiga do presidente do SINPLALTO, Hely Aires, para a região do Alto Paranaíba. Os cursos são abertos e gratuitos. Sindicatos não filiados também podem participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário